sábado, 4 de setembro de 2010

Tradições folclóricas



         Folclore é trabalhado na escola tendo como objetivos incentivar a pesquisa; identificar o que é folclore; resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas; estimular a criatividade e a imaginação; valorizar a diversidade cultural; promover a conscientização das diferenças culturais e a integração entre escola, pais e alunos; levar o aluno a ter respeito pela cultura e pelos costumes; levá-lo a tomar atitudes e desenvolver hábitos de leitura e conhecimento literário; organizar idéias, pensamentos e oralidade; promover debates para melhor entender as lendas e os mitos. Esse trabalho se torna interdisciplinar, e o aluno participa ativamente da construção do conhecimento. Trabalhar dessa natureza aguça a criatividade e tira da rotina professores e alunos, contribuindo para um melhor processo ensino–aprendizagem.

A visita do saci perere

        O saci perere foi preso na garrafa para acabar com as travessuras. Cada criança leva a sacola com a garrafa e o livro do Saci Perere. Com a família o livro é explorado. A proposta contribui  na integração da família e escola, desenvolvendo a responsabilidade desde pequenos em levar e trazer o material.


 
Pré I – Vespertino
Professora Karen

A lenda do boitatá

A lenda do boitatá foi explorado com as crianças e depois cada uma modelou com massinha a sua cobra.
 

Pré I – Matutino
Professoras: Daiane e Helga

Dobradura do saci perere

         A lenda do Saci perere é a preferida pelas criança, nesse enfoque a turma confeccionou a dobradura do saci.


Pré II e III – Matutino
Professora Marelite

Ditados populares



        Ditados populares ou Provérbio são sentenças de caráter prático e popular, que expressa em forma sucinta, e não raramente figurativa, uma idéia ou pensamento.


Pré II – Vespertino
Professora Aleckssandra

Medicina popular

       A Medicina popular no Brasil é uma prática muito antiga, bem antes dos primeiros Portugueses aqui chegarem, ela já era praticada e muito bem conhecida pelos Índios que habitavam o Brasil já a muito tempo, dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada por eles.
      As crianças pesquisaram e trouxeram as plantas medicinais cultivadas em casa, bem como para que servem.


Pré III – Vespertino
Professora Sandra